terça-feira, 18 de outubro de 2011

BIBLIOTECA BÁSICA DO INTELECTUAL DE DIREITA

Livros... Eis o vício perfeito: leva todo o teu dinheiro, tira tuas noites de sono, bagunça todo o seu quarto e a sua casa, mas no final te faz um excelente caráter. Que me chamem de burguês, de direitista ortodoxo, de aristocrata, de elitista, não me importo. Mas não abro mão, jamais, do conhecimento amplo, da crítica e da análise social imparcial, desinfetada de concepção partidária e ideológica. Afinal, ideologia só a esquerda é que quer uma para viver...

Aqui, aponto alguns livros que reputo essenciais para a consolidação cultural e intelectual, básica, para quem busca compreender os fatos sociais e a política, pela ótica conservadora, e que compõe meu acervo básico, atualizado, representando parte de minha base intelectual, política, social e cultural.


SALAZAR, de Felipe Ribeiro de Menezes. 
Uma excelente narrativa sobre a trajetória política, cultural e particular de um dos mais notáveis homens da história europeia, a partir de Portugal, do ultimo século. 

***

SARNEY, A BIOGRAFIA, de Regina Echeverria
Reporta a vida, a trajetória e a presença de um dos mais notáveis e antigos parlamentares brasileiros em exercício, na atualidade, retratando sua vida política e particular, bem como sua atividade literária.  
***



A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO, Marx Weber
Uma visão sociológica da razão pela qual o Protestantismo está associado ao capitalismo, transformando este sistema econômico na mais perfeita forma para a convivência comercial e econômica humana. 

***


O PROCESSO, Franz Kafka
 O escritor austríaco retrata com beleza singular as ingerências da vida humana, simbolizadas em um tribunal ininteligível, um processo incompreensível e uma razão de culpa inconfessável. 

***



A METAMORFOSE, Franz Kafka
Nesta obra, Kafka analisa o desequilíbrio das relações humanas ante as aberrações, quer morais, quer sociais, quer de cunho religioso ou político, discorrendo a partir de um modesto lar comum. 

***


AS INSTITUTAS, João Calvino
Um apanhado completo das doutrinas bíblicas pregadas pelo grande reformador protestante, João Calvino. Complemento para a sustentação filosófica e teórica do calvinismo.

***


DOM QUIXOTE, Manuel de Cervantes
O romancista espanhol nos permite navegar nas sandices e pensamentos surreais deste herói intrépido e destemido, Dom Quixote e seu leal companheiro Sancho Pança

***


HITLER, Ian Kershaw
O tradicional biógrafo do ditador nazista, condensa neste volume os aspectos que antecederam, procederam e sucederam a passagem do nazismo na Alemanha, na pessoa de Adolf Hitler. 

Depois, irei postar as obras literárias mais belas e de merecida leitura. Até breve. 

AOS MESTRES, O CARINHO

 

Cansado... Gravata esgarçada no colarinho... Paletó esticado sobre as ombreiras da poltrona giratória. Nas prateleiras, diversos livros científicos. Na parede os diplomas, certificados acadêmicos e algumas telas de pintores consagrados. Na mesa, canetas caras confundem-se com uma infinidade de processos judiciais. É o fim de mais um dia de trabalho. Ali, tímida e modesta, borrada pela ação do tempo, uma fotografia: eu, menino, com a farda da escola, adiante de uma ostentosa bandeira nacional, esticada sobre a parede... 

  As emoções nascem em um turbilhão intrépido e incontrolável... "Parece que foi ontem.." - pensei. Sim, ao olhar para o passado, contemplo os dias mais maravilhosos de minha vida. Os amigos, as travessuras, as admoestações e a promessa de um mundo rico e grandioso a ser conquistado. Ainda ressoam em meus ouvidos a voz de cada um daqueles leais construtores Meus Professores! Sim, os verdadeiros peregrinos resignados da educação e da formação de almas e corações. Sinto como se meu corpo caísse em um vertiginoso túnel. Sou transportado para aqueles dias... As imagens de minha memória reportam os instantes de minha infância e adolescência, onde eles, os professores, registravam capítulos inesquecíveis: tijolo após tijolo, na construção de sonhos e de caráter, quer em mim, quer em qualquer outro.

  Nunca nos passou pela cabeça que nós cresceríamos e envelheceríamos. Mas, quando somos confrontados com esta realidade, desafiados pela vida e pelo destino, o que nos vale são aquelas enfadonhas, porém felizes, manhãs ou tarde, na companhia de nossos professores, dos que realmente honram a esse ministério. Hoje, quando os encontramos nas ruas, muitas vezes já não exalam o mesmo vigor e fortaleza. O cansaço já os abate, porém, nas rugas de suas mãos, na sinceridade de seus olhares, nos brancos cabelos, o troféu do dever cumprido.

  Há duas grandes missões nesta vida: a de pai e a de mestre. O pai, porque nos dá o pão que nutre o corpo e o mestre, que nos dá o pão que nutre o espírito.

  A todos os professores, minha emocionada homenagem, neste 15/10.