sábado, 11 de dezembro de 2010

Capricho de Landi e o Desprezo de Dudu



Aspecto frontal da Capela Pombo, Belém - PA


Situada bem no centro comercial e histórico de Belém, a Capela do Senhor dos Passos, ou também conhecida como Capela Pombo é uma das mais belas expressões arquitetônico-religiosas de Antônio Landi. Posso assegurar que é um dos mais singelos poemas, em forma de argamassa e barro, e que encontra-se no coração de Belém.

A história nos conta que esta edificação foi patrocinada por Ambrósio Henriques que, ao fixar-se em Belém, ao final do séculi XVIII, resolveu instalá-la em sua residência, para que sua família e escravos pudessem assistir as missas. Ao fim, a capela vem sendo administrada ao longo de várias gerações pela mesma família, Pombo.

Hoje, discreta e quase imperceptível no centro histórico da capital, a Capela Pombo vive dias surreais, de abandono e desídia, não por parte de seu administrador e proprietário, que com absoluta certeza, faria tudo de si para manter viva esta jóia do período clássico da colonização amazônica, mas principalmente por parte do Poder Público, de um modo geral, que vira as costas para este patrimônio.

Meu protesto fundamenta-se na revolta contra a mesquinharia provinciana, que ainda se vê viva e instalada como câncer na classe política do Estado.

Em tempo, estarei postando mais informações sobre a Capela Pombo. Por enquanto, permitam-me apenas admirá-la.


Fotografia e Gravura da Capela Pombo e sua disposição urbana.