terça-feira, 18 de outubro de 2011

AOS MESTRES, O CARINHO

 

Cansado... Gravata esgarçada no colarinho... Paletó esticado sobre as ombreiras da poltrona giratória. Nas prateleiras, diversos livros científicos. Na parede os diplomas, certificados acadêmicos e algumas telas de pintores consagrados. Na mesa, canetas caras confundem-se com uma infinidade de processos judiciais. É o fim de mais um dia de trabalho. Ali, tímida e modesta, borrada pela ação do tempo, uma fotografia: eu, menino, com a farda da escola, adiante de uma ostentosa bandeira nacional, esticada sobre a parede... 

  As emoções nascem em um turbilhão intrépido e incontrolável... "Parece que foi ontem.." - pensei. Sim, ao olhar para o passado, contemplo os dias mais maravilhosos de minha vida. Os amigos, as travessuras, as admoestações e a promessa de um mundo rico e grandioso a ser conquistado. Ainda ressoam em meus ouvidos a voz de cada um daqueles leais construtores Meus Professores! Sim, os verdadeiros peregrinos resignados da educação e da formação de almas e corações. Sinto como se meu corpo caísse em um vertiginoso túnel. Sou transportado para aqueles dias... As imagens de minha memória reportam os instantes de minha infância e adolescência, onde eles, os professores, registravam capítulos inesquecíveis: tijolo após tijolo, na construção de sonhos e de caráter, quer em mim, quer em qualquer outro.

  Nunca nos passou pela cabeça que nós cresceríamos e envelheceríamos. Mas, quando somos confrontados com esta realidade, desafiados pela vida e pelo destino, o que nos vale são aquelas enfadonhas, porém felizes, manhãs ou tarde, na companhia de nossos professores, dos que realmente honram a esse ministério. Hoje, quando os encontramos nas ruas, muitas vezes já não exalam o mesmo vigor e fortaleza. O cansaço já os abate, porém, nas rugas de suas mãos, na sinceridade de seus olhares, nos brancos cabelos, o troféu do dever cumprido.

  Há duas grandes missões nesta vida: a de pai e a de mestre. O pai, porque nos dá o pão que nutre o corpo e o mestre, que nos dá o pão que nutre o espírito.

  A todos os professores, minha emocionada homenagem, neste 15/10.

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário